Veja informações de velocidade da internet

A velocidade da internet pode variar por conta de muitos fatores que influenciam em sua medição. Então, para entender mais sobre o assunto basta continuar lendo e ver como ter certeza de quanto recebe.

Como medir a velocidade da internet?

Os problemas de navegação podem fazer a máquina funcionar com lentidão e complicar tarefas simples. Assim, é importante identificar o que causa essas falhas e fazer um breve teste de velocidade pode ajudar.

Uma recepção de sinais ruins pode possuir vários motivos, desde a instalação até o fornecimento. Os aparelhos externos como o roteador ou o cabo também podem ser fatores determinantes. Por isso, o teste é uma das poucas maneiras de eliminar essas hipóteses.

Passo a passo

A velocidade da internet é medida por meio de alguns programas onlines. Aliás, existem vários sites que conseguem realizar o processo, por isso antes de começar escolha um de confiança. 

1º – Verifique os pré-requisitos e orientações 

Veja quais são as indicações dadas pela ferramenta antes de começar o teste. Assim, elas vão lhe ajudar a obter resultados mais precisos.

2º – Inicie o teste

Depois de ajustar todas as funções basta selecionar o botão iniciar teste e aguardar. A tela irá mostrar o andamento do processo e depois exibir o resultado.

3º – Confira os resultados

Para finalizar, verifique se os números apresentados são os esperados para a velocidade da internet. Assim, caso sejam diferentes, questione a sua operadora e solicite a presença de um técnico.

Dicas para medir a velocidade da internet

O teste precisa ser feito sobre algumas circunstâncias específicas, por isso, é importante seguir algumas dicas. Elas estão explicadas com detalhes a seguir.

Use apenas o cabo

A conexão não pode ser feita usando Wi-fi ou celular, por isso precisa estar ligado a um computador. Então, a ligação precisa ser feita por um cabo e não pelo uso de wireless. Isso garante que a configuração seja mais confiável.

Equipamentos conectados

Para medir a velocidade da internet, os equipamentos que estão conectados ao roteador interferem no resultado. Por isso, é importante que apenas o computador que irá realizar a medida esteja conectado. Assim, o resultado é mais preciso e consegue um valor melhor.

3 sites confiáveis para medir a velocidade da internet

A seguir estão listados alguns dos sites mais precisos para realizar o teste. Então, continue lendo para saber qual escolher.

1 – Brasil Banda Larga

O site pertence à Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) criada em 2011 pela ANATEL. Aliás, a ferramenta é gratuita e tem o objetivo de medir a qualidade da banda larga fixa e móvel.

2 – SpeedTest.net

Esse é um dos serviços mais populares para realizar os testes. Assim, usa diversos servidores espalhados ao redor do mundo todo para ter resultados mais confiáveis.

3 – nPerf

O site permite que você teste a velocidade da internet, ele consegue verificar qualquer tipo de conexão como:

  • ADSL e VDSL;
  • Cabo e fibra ótica;
  • Satélite e wi-fi;
  • Wimax e celular.

Diferença entre velocidade de download e upload

A primeira forma define o quão rápido você pode puxar dados do servidor. Assim, é uma das conexões mais rápidas que os computadores costumam ter.

O segundo é a velocidade com que pode ser enviado dados para outras pessoas. Então, o upload é necessário para enviar longos arquivos por e-mail ou chamadas de vídeo.

Velocidade da internet: saiba se está sendo enganado

Fazer a análise de dados da sua internet ajuda a definir se a operadora está cumprindo com o ofertado. Por isso, medir a rapidez é crucial para manter seus direitos de consumidor e evitar problemas na rede. Para tirar dúvidas sobre o assunto acesse BOT internet

Tire Suas Dúvidas