Roteador: saiba o local ideal para instalar

O roteador é um aparelho essencial para quem quer distribuir internet em qualquer tipo de ambiente. Mesmo sendo muito popular, muitas pessoas ainda não sabem como esse equipamento funciona. Portanto, veja tudo sobre ele neste artigo.

Roteador: o que é?

Ele pode ser definido como um dispositivo eletrônico que trabalha com pacote de dados de internet. Então, ele une duas ou mais linhas de redes diferentes, agindo quase que como um intermediário.

Como ele funciona

O equipamento em questão vai direcionar os dados da rede. Assim, o sinal de internet entra por ele, que em seguida vai fazer a distribuição por todo o espaço. Ao olhar esse tipo de aparelho, é possível perceber que ele possui algumas antenas.

São elas as responsáveis por mandar os sinais de internet para determinado lugar. Dessa forma, um roteador jamais deve estar com essas antenas posicionadas para os lados, sempre de pé.

Qual o local ideal para instalar o roteador?

Você já deve ter ouvido alguém reclamar que o sinal de WI-FI não é bom em casa, por exemplo. Na verdade, esse é um problema bem comum e que costuma dar dor de cabeça aos usuários.

Antenas

As antenas devem ficar de pé sempre para que os sinais possam ser emitidos corretamente. Mas, só isso não é o bastante, de modo que você precisa escolher um bom lugar para colocar o seu aparelho.

Imagine que você pretende colocar internet na sua residência. Nesse caso, é preciso escolher um local central para que todo o espaço receba os sinais das antenas do roteador.

Erros comuns ao posicionar o roteador

Existem diversos erros que as pessoas cometem na hora de posicionar esse dispositivo. Confira quais são os mais famosos e veja o que eles podem causar.

Esconder o aparelho 

O número um da lista de erros é esconder o equipamento. Assim, você já viu mais acima que as antenas são essenciais para mandar os sinais de internet. Então, quando se guarda o aparelho em uma gaveta, atrás de um móvel, entre outros, essa tarefa fica comprometida.

Claro, se você colocar o equipamento dentro de uma gaveta, o sinal vai passar. Mas, ele vai perder muita força o que impede da sua internet chegar em todos os locais da sua casa.

Portas de vidro

Muitas pessoas acham que o vidro não influencia nesse aspecto, mas isso não é verdade. Assim como a madeira e o ferro, ele é um material sólido e vai sim impactar na distribuição de dados pelo roteador.

Apenas um roteador é suficiente?

Isso depende muito do espaço no qual você quer colocar internet. Então, se sua casa for muito grande, talvez um aparelho não seja o bastante para garantir sinal por todos os cantos.

Lembre-se que isso vale para qualquer ambiente. Portanto, é interessante conversar com a equipe técnica e pedir indicações quanto a isso.

Tenha um bom sinal com o roteador

Com todas as dicas dadas até aqui, pode ter certeza que o sinal da sua internet não será problema. A distribuição será feita de maneira correta e sem barreiras. É claro que você ainda precisa escolher uma empresa de qualidade para prestar esse serviço com roteador.

A BOT internet é uma das companhias mais renomadas no mercado de dados. Por isso, não perca mais tempo, entre já em contato com ela e tenha internet onde quiser.

Tire Suas Dúvidas