Qual roteador ideal para sua casa?

Muitas pessoas se perguntam sobre como escolher o roteador ideal para seu espaço. Na verdade, essa é uma tarefa bem mais simples do que se pensa. Confira aqui tudo sobre o assunto e tire suas dúvidas para fazer a escolha certa.

Roteador ideal: o que é

O dispositivo perfeito é aquele que consegue atender todas as suas necessidades. Não existe um modelo que vai servir para todo tipo de usuário nem se adequar a qualquer ambiente.

Como escolher o roteador ideal?

A princípio, você precisa saber que existem dispositivos de todos os preços. No entanto, nem sempre o mais caro será o mais adequado para suas necessidades. O indicado é se basear nos pontos a seguir.

Velocidade do plano

Hoje, são oferecidos inúmeros planos diferentes e cada um deles possui uma velocidade específica. Então, tudo vai depender de como você usa a sua internet. 

Às vezes, não vale a pena adquirir uma internet muito veloz se na sua rotina não há necessidade para isso. Lembre-se disso na hora de buscar o seu roteador ideal.

Tamanho da área

Isso é um fator determinante quando se fala na distribuição de sinal. O tamanho do seu espaço deve ser uma das principais coisas a se considerar na busca por um bom aparelho. Entenda que ambientes diferentes requerem produtos diversos.

Uma casa de dois andares vai precisar de um dispositivo bem mais potente do que um local com um cômodo. Portanto, é essencial ter atenção a isso antes de comprar um equipamento.

Quantidade de equipamentos

A depender do tamanho do espaço, um aparelho pode não ser o bastante. Assim, a distribuição de dados vai ficar afetada de modo que você precisa adquirir mais de um roteador ideal.

Padrões de roteador ideal

Hoje, existem 2 padrões de roteadores mais encontrados no mercado, são eles o N e o AC. A seguir, veja como cada um funciona.

N

Ele é perfeito para usuários com planos de até 100 MB. Afinal, esse aparelho conta com portas de conexão via cabo e o seu WI-FI é capaz de alcançar até 60 MB. 

Roteador ideal AC

Agora, caso seu plano tenha mais de 100 MB, tudo bem. Aí o aparelho mais interessante é o do tipo AC Dual Band com porta de conexão gigabit. Além disso, o WI-FI aqui consegue passar os 60 MB. 

Perceba que esse último é o roteador ideal para quem busca uma velocidade maior. Dessa forma, caso esse seja o seu perfil de usuário, vale a pena considerar essa opção.

Qual é a frequência do roteador ideal?

Esse é um ponto muito importante na hora de escolher um bom dispositivo de distribuição de internet. Conheça mais sobre isso a seguir.

2.4 GHz

Nesta opção, você conta com uma velocidade de conexão menor. No entanto, o alcance dela é bem maior. Inclusive, muitos equipamentos usam essa frequência, como telefone sem fio e microondas. Assim, isso pode acabar atrapalhando a distribuição de sinal.

5 GHz

Essa frequência não tem questões de interferência. Porém, o seu alcance é menor quando comparado com roteadores 2.4 GHz.

Invista em um roteador ideal

Para achar o roteador ideal você precisa considerar a sua posição. Caso esteja perto do dispositivo, o de 5 GHz será perfeito, agora se estiver longe, a outra opção é mais indicada. 
Por fim, para encontrar um aparelho de qualidade e que te proporcione a melhor internet, entre em contato com a BOT. Essa empresa é a melhor do mercado quando se fala em distribuição de WI-FI.

Tire Suas Dúvidas