Como saber quantos mega de internet contratar

Desvendar quantos mega de internet contratar é uma missão simples. Para isso, basta saber o que se deve levar em conta. Então, veja neste artigo o que deve considerar durante a contratação.

Mega de internet: o que é?

Existe uma grande confusão quando o assunto é unidade de medida da internet. Isso porque há dois termos similares, bit e byte, mas que são distintos. O primeiro, serve para contagem de transferência de dados. Já o segundo se usa mais para armazenamento.

O mega de internet é o megabit (Mb). De fato, o prefixo sozinho significa “1 milhão de…”. Assim, no caso dos megabytes (MB), seria o mesmo dizer “um milhão de bytes”. Enfim, saber isso é importante porque os Mb são o que definem a agilidade da conexão.

Provedores costumam anunciar os planos em bytes. Então, tenha em conta que 25 MB equivale a 25 Megabits por segundo (Mbps) de velocidade, por exemplo.

Como calcular a quantia de mega de internet

Muita gente peca na hora de escolher o plano por não saber a quantidade certa. Mas, esse cálculo é mais ou menos como repartir pedaços de bolo. Ninguém pode ficar de fora, portanto, confira a seguir como acertar a conta.

Quantia de usuários

A quantidade de pessoas que vão se conectar ao mesmo influencia na velocidade a contratar. Portanto, para não sobrecarregar sua rede, é crucial ter essa informação primeiro. Dessa forma, todos poderão usufruir dos mega de internet.

Consumo de alguns aparelhos

Hoje em dia, existem todo tipo de dispositivos com acesso a internet. Em função disso, esse é outro fator importante na hora de escolher um plano. Por exemplo, para assistir Netflix em uma smart tv, com qualidade 4k, o usuário precisa de, no mínimo, 25 Mbps.

Por outro lado, para checar as redes sociais no celular é preciso muito menos. Logo, entre 1 e 5 MB por pessoa darão conta do recado.

Quantos mega de internet é ideal

Agora que você já sabe um pouco mais sobre mega de internet, chegou o momento de decidir a quantidade. Veja quanto é necessário, segundo o número de pessoas que vivem na mesma casa.

Uma pessoa

Quem mora sozinho não vai precisar de muitos mega de internet. A menos que o usuário jogue muito online ou precise baixar arquivos pesados. Mas, se esse não é o caso, 15 MB serão suficientes.

Um casal

Com duas pessoas na casa, a história muda. O consumo aumenta, então, de 20 a 30 MB são necessários.

Um casal e dois filhos

Quando se trata de uma família, com perfis de uso diferentes, o melhor é apostar alto. Dessa forma, a internet nunca ficará lenta e vai suprir as necessidades de todos. Portanto, a opção mais certeira é adquirir 60 MB.

Contrate a quantia ideal de mega de internet

Enfim, descobrir quantos mega de internet um usuário precisa não é tão difícil assim. No entanto, é crucial saber alguns detalhes na hora de escolher o melhor plano. Confira o resumo, a seguir:

  • Quantia de usuários;
  • Consumo dos aparelhos;
  • Tipo de navegação.

Levando todos os esses fatores em conta, você não vai errar mais. Com essas dicas, é possível fazer a melhor escolha para toda a família.

Tire Suas Dúvidas