Internet caiu? Veja o que fazer!

Depois que a internet caiu é preciso tomar atitudes para fazer com que ele volte a funcionar. Para você saber quais são elas, continue lendo, porque a seguir estão explicadas em todos seus detalhes. 

Por que a internet cai?

Existem alguns motivos que podem levar o problema a ocorrer, logo é importante conhecê-los. Assim, será mais fácil identificar o que houve e entender o que fazer para restituir a conexão.

Problemas no sinal da operadora

O sinal da operadora falhar é um dos principais motivos que faz o computador ficar offline. Nesse caso é necessário reiniciar o modem ou entrar em contato com a própria fornecedora de serviço.

A questão costuma ser temporária, mas caso note que a internet caiu e não voltou é indicado chamar um técnico. Então, veja com a sua provedora como solicitar a visita para o reparo.

Internet caiu: muitos dispositivos conectados

Caso muitos aparelhos estejam conectados à rede, ela pode falhar. Isso acontece porque a quantia fornecida é ultrapassada, diminuindo a sua qualidade.

Canal do Wi-fi

O Wi-fi funciona por meio de ondas, como canais de TV e rádio. Por isso, quando várias pessoas em uma região utilizam o mesmo, a velocidade diminui. Com isso, suas páginas devem demorar para carregar e apresentar falhas.

Posição do roteador

A internet caiu e um dos motivos pode ser o roteador, afinal se estiver mal posicionado o sinal enfraquece. Por isso, é importante que a sua instalação seja feita em um local central da residência.

Internet caiu: problemas físicos

Outras causas que podem interferir na qualidade são: 

  • Barreiras; 
  • Cabos com defeito;
  • Modem com problema.

Interferência de sinal

Conexões como Bluetooth em micro-ondas e geladeiras também podem interferir na qualidade do sinal do Wi-fi. Por isso, mantenha os aparelhos distante um dos outros.

Internet caiu: saiba o que fazer

Quando a internet caiu existem algumas formas de tentar retornar a sua conexão. Logo, se esse for o seu caso, teste os conceitos a seguir para restituir o seu sinal.

Internet caiu: Reinicie o modem e roteador

A primeira coisa a fazer quando o seu Wi-fi está travando é reiniciar o aparelho. Mas, não basta desligar e ligar imediatamente, é preciso aguardar alguns minutos para que todos os processos desliguem.

Efetuar o processo descarta um possível funcionamento ruim ou atualização pendente que prejudique a conexão. Depois de religar aguarde um pouco até que o sinal se estabelize de forma correta.

Conecte seu dispositivo no cabo LAN

Muitas vezes o aparelho pode apresentar um comportamento ruim devido a falta de conexão wireless. Para testar isso, conecte o seu computador por um cabo LAN. Assim se a internet caiu será possível entender se o problema está no modem ou no roteador.

Caso essas tentativas não resultem na volta, entre em contato com a sua operadora. Afinal, somente ela poderá lidar com as configurações para restituir o sinal.

O que não fazer se a internet caiu

É importante que você não cometa alguns erros ao tentar fazer sua internet funcionar. Então, fique atento a quais são eles para evitar prejudicar ainda mais o equipamento. 

Apertar o botão reset

O botão reset limpa todas as configurações do seu modem. Por isso, se apertá-lo o problema não será resolvido.

Internet caiu:  Não mexa nos cabos 

Uma pessoa inexperiente que tenta mexer nos cabos pode acabar danificando-os. Com isso, uma questão simples pode se tornar bem mais complexa.

Internet caiu: não se desespere

A sua internet caiu e o maior segredo é não se desesperar e testar o seu funcionamento. Siga as dicas que você acabou de ler e tente resolver os seus problemas. Lembre-se que caso não consiga resolver com as soluções aqui passadas é preciso entrar em contato com a operadora. Para sanar todas as dívidas que aparecerem acesse BOT internet!

Tire Suas Dúvidas